segunda-feira, 1 de julho de 2013

I love my hair. And you?

Olá!
 Finalmente consegui ter tempo para dedicar ao blog e agora com as férias espero passar por aqui mais vezes, apesar de ainda ir á segunda fase de biologia/geologia e física/química (tentativa de não baixar tanto a média :f ).
Embora não esteja totalmente de férias é como se estivesse: o Verão já chegou e não consigo deixar de o aproveitar ao máximo. Com a chegada do Verão á que tomar algumas precauções principalmente no que diz respeito ao cabelo, os dias de praia, piscina, muito sol e calor, acaba por tornar-los mais secos e danificados. Começam a perder a sua cor natural, já que as fibras começam a queimar, e quando o Verão acaba, nem sabemos o que lhe fazer. Solução? Cortar. Mas não tem de ser assim. Este ano vou tentar reverter ao máximo isto não quero perder mais centímetros de cabelo...
Fiz alguma pesquisa e aqui ficam algumas sugestões:



1.Lavar os cabelos com pouco  champô;  
Quando temos aquela sensação do couro cabeludo sujo e deitamos uma quantidade generosa de champô pra limpar(Fazia tanto isto)? Pois bem, é essa quantidade extra que vai sujar ainda mais o cabelo. O ideal é passar uma gotinha (quase que literalmente) e dissolvê-lo com água.
Tudo isso porque quando usamos champô em excesso, ele tira os lipídios e óleos essenciais do nosso cabelo que previnem que ele seque e quebre, ou seja, nós produzimos "coisas naturais" que protegem  o nosso cabelo, aí colocamos o  champô e tira tudo? Não pode.

2.Enxaguar bem para evitar resíduos de champô e condicionador;



3.Massajar e estimular o couro cabeludo;

Uma das formas de estimular a circulação sanguínea e, ao mesmo tempo, deixar os cabelos nutridos e brilhantes é massagear o couro cabeludo.



4.Secar com a toalha sem esfregar;



5.Evitar secadores, modeladores, etc;



6.Ter um regime alimentar saudável, aumentando a ingestão de vitaminas;
Uma boa higiene alimentar ajuda a ter cabelos bonitos. Uma alimentação rica em proteínas, cálcio, ferro, ácidos aminados (cistina) e minerais, nomeadamente o zinco e o magnésio, são indispensáveis ao crescimento e brilho dos cabelos.As vitaminas também têm um papel importante no crescimento do cabelo. Um excesso de vitamina A pode ser prejudicial. As vitaminas B2, B3 e B5 favorecem o crescimento do cabelo. E a vitamina B6 favorece o metabolismo dos aminoácidos (constituinte da queratina).



7.Evitar produtos estimulantes (tabaco, álcool e café), doces e matérias gordas, pois contribuem para a perda de resistência do cabelo;



8.Evitar elásticos e ganchos muito apertados, preferir molas de plástico e elásticos de algodão;



9.Usar um chapéu, é uma óptima forma de proteger o cabelo do sol;





1o.Fazer tranças não muito apertadas no cabelo ajuda a que algumas partes fiquem mais protegidas e cria reflexos no cabelo, quando exposto ao sol;




11.Lava o cabelo sempre que fores à praia ou à piscina com champô, pois se tirares o cloro e o sal com água apenas vão ficar sempre alguns resíduos, que queimam ainda mais o cabelo;


12.Deves lavar o cabelo, de preferência, com água fria, mas se não conseguires nunca uses a água a mais de 25ºC;

Quando a água quente entra em contato com o cabelo,as escamas dos fios se abrem e toda a hidratação é perdida.






Espero que os conselhos sejas úteis e até á próxima <3

 Beijinhos,

Patrícia


1 comentário:

  1. Boas dicas. Acabei de perceber que sou uma assassina do meu cabelo, por isso é que ele não gosta de mim. A culpa não é dele é minha :)

    ResponderEliminar

Comenta o que quiseres a tua opinião é muito importante! <3